Atividades de Extensão

2 Comentários

DIA MUNDIAL SEM CARRO NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA – 2021

O evento comemorativo foi realizado no Caminho Darwin do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), em Niterói/Maricá, estendendo-se do Dia Mundial Sem Carro, 22/09 (quarta-feira), até 25/09 (sábado).

Na programação foram realizadas caminhadas geológicas, pedaladas, palestras e exposições com público aberto (inscritos) e escolas locais. O evento foi organizado pelo PESET/INEA em parceria com Parque Rural de Niterói, DRM-RJ, UERJ, UFRJ, Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ, condutores ambientais do parque e voluntários.

Os dias 22 e 24 foram destinados à divulgação da Geodiversidade, em especial no Caminho Darwin, uma trilha com cerca de 2 km por onde o famoso naturalista atravessou a Serra da Tiririca, de Niterói para Maricá, em 08/04/1832.

Em 22/09, foi realizada a caminhada com alunos e professores das escolas locais até a Nascente Charles Darwin, onde foi reinaugurado o seu painel interpretativo elaborado pelo Projeto Caminhos Geológicos do DRM-RJ, em parceria com PESET, Prefeitura de Niterói, UFRJ e UERJ.

O início e término da caminhada ocorreram no Parque Rural de Niterói, junto às palestras e exposições de “Qualidade do Ar”, do Inea, e de “Rochas e Minerais”, do Projeto Caminhos de Darwin (Casa da Ciência, UFRJ e DRM-RJ). As escolas participantes foram CIEP Ruy Frazão Soares e o Colégio de Aplicação Dom Helder Câmara, ambas de Niterói.

Já em 24/09, foram realizadas duas caminhadas de toda a trilha do Caminho Darwin, com a participação de dois grupos inscritos que percorreram sentidos opostos (Niterói-Maricá) entre os dois pontos de início/fim: Parque Rural de Niterói e a sede da Fazenda de Itaocaia, em Maricá.

Os quatro painéis do “Olhar Geológico do Naturalista” e o da “Nascente” foram os pontos de interesse da Geodiversidade da trilha onde ocorreram as explanações temáticas para os grupos, juntamente com a parada no Núcleo Darwin, situado em Maricá, logo após cruzar a divisa com Niterói (portal decorado em arte de grafite).

No Parque Rural permaneceu a exposição de “Rochas e Minerais”, enquanto na Praça Curumim em Maricá (final/início da trilha) estiveram montadas em tendas: a exposição itinerante do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ e a distribuição de mudas do “Maricá Mais Verde” da Secretaria Municipal de Cidade Sustentável.

No início da caminhada em Maricá teve a reinauguração do painel do Projeto Caminhos de Darwin em frente à sede da Fazenda Itaocaia, o qual foi revitalizado pela Prefeitura de Maricá. Este painel teve sua inauguração em 2008 e contou com a ilustre presença do tataraneto de Darwin, Randal Keynes.

O evento, que foi um sucesso total, teve o zelo com todos os cuidados e a execução dos protocolos de prevenção contra a COVID-19.

Informações: Prefeitura de Maricá | DRM-RJ

Fotos: Marcus Cambra & Márcia Freitas


PROGRAMA ECOATITUDE – 2021

Entre 15 e 17/01/2021, sexta-feira a domingo, ocorreu, em frente às trilhas de acesso para a Gruta e a Praia da Sacristia (Ponta Negra), a 1ª edição do “Programa Ecoatitude 2021”, que tem por objetivo a divulgação das regras de uso público das Unidades de Conservação de Maricá, além de incentivar práticas sustentáveis e consciência ambiental.

Membros da equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ (GpCL-RJ), oriundos da Faculdade de Geologia da UERJ e do Departamento de Geologia da UFRJ, participaram do evento a convite da prefeitura de Maricá, fornecendo informações quanto aos valores geológicos destes locais. Dentre estas, a história geológica que as rochas do Costão de Ponta Negra contam e nos remetem há cerca de 2 bilhões de anos. Uma linda paisagem que resguarda um pedacinho da África após a sua separação da América do Sul há 130 milhões de anos e vem sendo esculpida até o presente pela erosão, originando verdadeiras obras-primas naturais que são a Praia e a Gruta da Sacristia.

O Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ) também esteve presente no evento expondo banners e distribuindo folders sobre os projetos Caminhos Geológicos e Caminhos de Darwin. O Projeto GpCL-RJ, em parceria com o DRM-RJ, propôs à Gestão das Unidades de Conservação de Maricá a elaboração e implantação de um painel interpretativo no local sobre a sua história geológica. O GpCL-RJ também está próximo de lançar a última edição dos livretos sobre os seus geossítios, que retrata exatamente o Costão de Ponta Negra.

Informações: Márcia Freitas – Gestora das Unidades de Conservação de Maricá (ucmarica.ambiente@gmail.com) | Prefeitura Inicia Projeto de Educação e Preservação em Ponta Negra

Fotos: Marcus Cambra & Marcos Fabrício


INAUGURAÇÃO DA 1ª ETAPA DA TRANSMARICÁ – 2020

Em 13/03/2020, sexta-feira, Maricá inaugurou, às 10h, na Praça do Spar (Inoã), a primeira etapa da TransMaricá (TTM), um projeto de trilhas que vai inserir a cidade no setor de ecoturismo que mais cresce no mundo!

A iniciativa gratuita é uma realização da Prefeitura através da Secretaria de Cidade Sustentável e permite aos aventureiros a oportunidade de cruzar a cidade de leste a oeste passando por lindas paisagens e áreas naturais protegidas, num tempo aproximado de três dias.

O passeio tem início na Praça do Spar, passando por Cassorotiba e pela Rampa de Parapente até chegar ao bairro Pindobas, um trecho de 19,4 km de extensão, que já recebeu 29 placas de sinalização no padrão internacional, além de dois totens trilíngues no início do percurso, com mapa, orientações e avisos sobre a rota a ser percorrida.

Durante a trilha, o grupo cruza a Unidade de Conservação Municipal Refúgio da Vida Silvestre e pode observar vários animais em seu habitat natural da Mata Atlântica, além de um jequitibá centenário, algumas construções históricas e locais de interesse geológico.

A TransMaricá vem com o objetivo de conectar Maricá ao Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, possibilitando a inserção do município ao panorama internacional, atraindo turistas e valorizando ainda mais as nossas áreas verdes e belezas naturais.

O projeto, implantado em março de 2020, tem a finalidade de:

  • Praticar o Ecoturismo incentivando o Uso Sustentável nas Unidades de Conservação do município;
  • Promover a Educação Ambiental através de ações e projetos;
  • Conscientizar os visitantes da importância da Preservação e Conservação do Patrimônio Ecológico da Cidade;
  • Fomentar o comércio local, favorecendo economicamente as Comunidades do entorno dos Atrativos Naturais.

A inauguração contou com a presença do Prefeito Fabiano Horta e a caminhada foi conduzida por Márcia Freitas e Felipe Zeidan (coordenadores), além de uma equipe de 4 pesquisadores, geógrafos e geólogos do Projeto Geoparque Costões Lagunas do Estado do Rio de Janeiro, que desenvolvem estudos sobre trilhas em suas instituições (UERJ, UFRJ e CEFET Petrópolis)!

O geógrafo Fernando Pessoa produziu o vídeo abaixo com alguns pontos de interesse da geodiversidade local! Este vídeo é uma contribuição da nossa equipe do Geoparque à TTM – TransMaricá!

Fotos: Marcus Cambra


PROJETO SOCIOAMBIENTAL “UM DIA NO PARQUE – PRESERVANDO VILATUR” – 2020

Em 19/02/2020, quarta-feira, a empresa de turismo, BlueBirdsBR, reuniu gratuitamente a comunidade de Vilatur (Saquarema) em prol da preservação local. Foi feita uma trilha ecológica pelo Parque Estadual da Costa do Sol até as Salinas Históricas, agregando história, cultura e muita diversão.

A 3ª edição do evento, que é exclusivo para moradores do bairro, foi regada por muita aventura e conhecimento. O encontro começou com uma caminhada até a Salina, que é a segunda salina mais antiga do país e, em seguida, os moradores foram conduzidos à Lagoa Vermelha por biólogos e guias credenciados pelo INEA, com direito a esclarecimentos e rodas de conversa.

“É um projeto muito importante para que a comunidade entenda como é especial o local que eles moram. Queremos sensibilizar a comunidade para que ela pense globalmente e aja localmente. O local é um laboratório natural a céu aberto, onde pesquisadores do mundo inteiro visitam. A Lagoa Vermelha, em Vilatur, está caminhando para se tornar um patrimônio mundial credenciado pela UNESCO e a maioria da comunidade não faz ideia da importância da sua preservação.” – esclarece Shantala Torres, sócia-fundadora da BlueBirdsBR.

O projeto acontece em parceria com a AMATUR (Associação de Moradores e Amigos de Vilatur), guarda ambiental, Parque Estadual da Costa do Sol, APA de Massambaba e o Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro.

Fotos: BlueBirdsBR


PROJETO VIVOMANGUE NA LAGOA DE PERNAMBUCA – 2020

Em 11/01/2020, sábado, das 10h às 14h, na Lagoa de Pernambuca, em Praia Seca/Araruama, o Projeto VivoMangue realizou um encontro junto aos moradores e visitantes do local, visando despertar o interesse sobre a importância da conservação do ecossistema manguezal no entorno da lagoa. O Projeto tem a coordenação do BioTrilhas Educação Ambiental e realiza um trabalho voluntário de educação ambiental junto à comunidade de Praia Seca, sob a organização do biólogo Prof. Erasmo Carlos Barbosa.

Durante o evento foram desenvolvidas diversas atividades de educação e intervenção ambiental, como a divulgação de informações científicas e práticas ambientais para se conservar o mangue e seus serviços ecossistêmicos para a sociedade. Também ocorreu a distribuição e o plantio de algumas mudas de espécies nativas e mutirão de limpeza do mangue, além da oferta gratuita de frutas, água e sorteios de brindes de produtos personalizados com selos do Projeto VivoMangue, tais como: camisas, canecas, copos portáteis, protetor solar, outros. À noite, no Salinas Shopping, ainda teve a apresentação cultural da banda local Calango da Praia Reggae Clube, onde ainda foram feitas chamadas sobre o evento na parte da manhã.

O evento foi um sucesso com a participação aproximada de 100 pessoas, dentre estas, representantes de órgãos públicos, empresas privadas, sociedade civil organizada e do poder legislativo de Araruama: Secretaria Municipal de Meio Ambiente; INEA; Projeto Costão Rochoso de Arraial do Cabo; Grupo Praia Seca Sustentável; COOPAFO – Cooperativa de Pescadores e Agricultores Familiares Organizados; Selix Ambiental; Salinas Shopping.

O Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ também se fez presente, representado por geógrafos da Faculdade de Geologia da UERJ e do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geologia da UFRJ, abordando a geodiversidade da Lagoa através da sua história geológica, como também sobre a relevância científica dos seus estromatólitos, uma rocha fóssil formada por atividades de microrganismos (cianobactérias) em ambientes aquáticos hipersalinos. Estas ocorrências representam um ambiente de vidas primitivas da Terra (primeiros organismos a realizar a fotossíntese oxigênica, responsáveis pelo gás oxigênio que surgiu no planeta) e é análogo à camada Pré-sal dos principais campos de exploração de petróleo do estado fluminense.

Fotos: Marcus Cambra


6ª FEIRA TECNOLÓGICA FAETEC – 2019

Em 25/10/2019, entre 09h e 16h, aconteceu a 6ª Feira Tecnológica Faetec Helber Vignoli Muniz, na Escola Técnica Estadual (ETE) Bacaxá, em Saquarema, na Região dos Lagos. O evento seguiu o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

A Feira Tecnológica tem como objetivo criar um espaço de troca onde os alunos e seus professores orientadores dos Cursos Técnicos de Meio Ambiente; FIC – Informática, Jardinagem, Espanhol, Francês, Inglês; Hospedagem; Eletromecânica e Edificações possam apresentar as produções significativas do ano. O evento dispôs de várias tendas com a exposição dos trabalhos e de salas temáticas, tais como de relaxamento e de hospedagem que servia pratos típicos da culinária brasileira. Ainda contou com uma manifestação artística de cantos em línguas espanhola e inglesa.

A coordenação da 6ª Feira Tecnológica FAETEC 2019 é de responsabilidade da professora Cecília Ribeiro Voietta (Diretora Geral da ETE Bacaxá). A exposição itinerante do Geoparque Costões e Lagunas do RJ, com painéis informativos sobre os sítios naturais e históricos dos seus dezesseis municípios, também foi apresentada em uma das tendas pela Faculdade de Geologia da UERJ, equipe colaboradora do projeto do referido geoparque.

Fotos: Marcus Cambra


EXPO NILO BATISTA – 2019

Em 28/09/2019, entre 07h e 12h, aconteceu a 3ª Expo Nilo Batista na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Cabo Frio. A exposição seguiu, mais uma vez, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

A mostra de ciências da Nilo Batista tem como objetivo criar um espaço de troca onde os professores de todas as áreas do conhecimento possam expor, junto aos seus alunos, as produções significativas do ano. O evento foi composto pela reinauguração da exposição “Darwin Now” e do painel interpretativo “Caminhos de Darwin 1832”, ambos do Projeto Caminhos de Darwin, que foram restaurados e reinstalados pelos alunos, professores e funcionários da escola; um espaço de painéis, resultados de trabalhos de pesquisa e atividades pedagógicas; uma sala de palestra sobre saúde mental alusiva ao setembro amarelo e oficinas temáticas desenvolvidas por nossos alunos e professores.

A coordenação da Expo Nilo Batista 2019 é de responsabilidade da professora Rosa Maria de Paula (Coordenadora da Área de Ciências da Natureza); direção dos Profs. Yolmar Freire e Alanna Frare. Também estiveram presentes no evento: Prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno; Secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira; e pesquisadores do Projeto Caminhos de Darwin e da equipe do Geoparque Costões e Lagunas do RJ!

Fotos: Marcus Cambra


PROJETO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO RJ PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA EM EVENTO EM CABO FRIO – 2019

Em 16/09/2019, o projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ esteve representado na Roda de Conversa “Preservar é Preciso!”, no Charitas – Museu e Casa de Cultura José Dome, em Cabo Frio! O debate, organizado pelo Colégio Estadual Miguel Couto, contou com uma expressiva participação da plateia que se manifestou com perguntas e opiniões.

A atividade teve a participação da pesquisadora Kátia Mansur (UFRJ), do geógrafo Ivan Rollas da Silva (Coordenador de Georreferenciamento na Secretaria da Fazenda Municipal de Cabo Frio) e do Me. Fernando Melo (Professor do curso de Gastronomia no IFF de Cabo Frio), integrando a programação do primeiro evento científico local de extensão sobre a vegetação, a restinga e seus vários aspectos.

Como resultado da pesquisa científica realizada pelos alunos do colégio, orientados pelas professoras Aline Mansur e Juliana Schaeffer, foi inaugurada a exposição “Restinga, O Encontro Vivo da Areia com o Mar”, em 10/09, com exibição de fotografias, dados científicos, alimentos, temperos, etc.

Um belo mapa elaborado a partir de uma imagem de satélite foi apresentado ao público com amostras de areias de várias das praias da Região dos Lagos. Destacamos que o evento teve apoio do geoparque e gostaríamos de parabenizar aos organizadores pelo belíssimo trabalho!

Fotos: Felipe Abrahão


FGEL LEVA ALUNOS DA ETE/BACAXÁ A GEOSSÍTIO EM SAQUAREMA – 2019

Em 09/09/2019, a Faculdade de Geologia (FGEL), da UERJ, realizou palestras e trabalho de campo com as turmas de 1º e 2º ano do Ensino Técnico Profissionalizante em Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual – ETE Helber Vignoli Muniz (FAETEC) – Campus Bacaxá/Saquarema.

Nas palestras durante a manhã, pesquisadores e alunos da Pós-Graduação em Geociências da FGEL compartilharam conhecimentos geológicos básicos com alunos e professores da ETE, enfatizando a abordagem da geoconservação presente nas propostas de geoparque.

Após o almoço na escola, foi realizada uma visita a um dos principais geossítios do município: o Promontório da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Os alunos puderam entender melhor a geodiversidade do local a partir dos conhecimentos transmitidos nas palestras da manhã, observando e identificando os diferentes tipos de rochas existentes (metamórficas e magmáticas) que contam uma história geológica a partir de 2 bilhões de anos. Como também, a formação mais recente da Lagoa de Saquarema através da evolução de ilhas barreiras pelas variações do nível relativo do mar nos últimos 120 mil anos.

A igreja, tombada como patrimônio nacional pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), foi construída em 1640 sobre estas antigas rochas do promontório. Este geossítio de alto valor didático e cultural também faz parte do roteiro do Projeto Caminhos de Darwin e recebeu um painel do Projeto Caminhos Geológicos.

O evento, que surgiu pelo desdobramento do GeoDia na Praia de Jaconé (Maricá), em 24/06, foi um sucesso absoluto e contou com a participação de 61 alunos e 4 professores da ETE!

Fotos: FGEL

Deixe seu comentário:

2 pensamentos em “Atividades de Extensão”