GEODIA NA TRILHA DOS CARDEIROS:
SÃO PEDRO DA ALDEIA
Em 15/07/2023, sábado, a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ realizou a 13ª edição do evento, com visita a esse importante geossítio.
A atividade ocorreu pela manhã, em uma caminhada guiada ao longo da Trilha dos Cardeiros, cujo nome se deve à presença de várias espécies de cactos no local. Esta é uma trilha que faz parte da Rede Brasileira de Trilhas, possui 5 km de extensão e foi inaugurada em abril deste ano. Nosso ponto de encontro foi na entrada da trilha, no píer da Praia do Sudoeste, e a caminhada se estendeu até a Praia da Baleia.
A trilha foi guiada pela turismóloga Katia dos Santos, da Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia, e por nossa equipe. Houve exposição e venda de artesanato produzido por artesãs e artistas locais na Associação dos Pescadores da Baleia, além de nossos geoprodutos: camisetas, livros, bottons e bonecos dos SuperFeras, nossas mascotes.
Durante o percurso conversamos sobre rochas metamórficas muito antigas, com idade próxima de 2 bilhões de anos, que se deformaram pela colisão continental (América do Sul e África) durante a formação do Supercontinente Gondwana há cerca de 500 milhões de anos.
Também observamos estruturas denominadas diques, formadas por rochas subvulcânicas que registram o nascimento do Oceano Atlântico há cerca de 130 milhões de anos. Conhecemos a gruta e a lenda da Maria Faustina, localizada em uma falha geológica.
Sobre os cordões arenosos e os depósitos de conchas, abordamos sobre o período entre 120 mil anos até o presente, relacionado às variações do nível relativo no mar. A rica biodiversidade da restinga também fez parte de nossos assuntos.
Contamos com a presença de 55 pessoas, dentre elas representantes da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, professores e estudantes (locais, UFRJ e UERJ), moradores, grupos de caminhadas, servidores municipais, turistas e amantes da natureza!
Devido à capacidade de carga da trilha (questões ambientais e de locomoção), controlamos o número de participantes, a fim de não extrapolar o limite máximo estabelecido pela gestão municipal.
O evento foi um sucesso absoluto e contou com a colaboração de diversos pesquisadores em Geologia e Geografia, que se revezaram na condução dos temas científicos!
Esperamos vocês na próxima edição! Aguardem maiores informações!
GALERIA DE FOTOS:
Fotos: Kátia Mansur, Tainá Pereira, Eduardo Pires, Pedro Pessanha e Prefeitura de São Pedro da Aldeia
CONVITE
GEODIA NA TRILHA DOS CARDEIROS:
SÃO PEDRO DA ALDEIA
GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, moradores, estudantes, professores, ambientalistas, autoridades, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.
A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica Biodiversidade que se desenvolve sobre esse substrato.
No próximo dia 15 de julho de 2023 (sábado), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir com a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia e com todos aqueles que lá puderem chegar para realizar a 13ª edição do evento, com visita a esse importante geossítio.
A atividade ocorrerá das 09:30 às 13h, em uma caminhada guiada ao longo da Trilha dos Cardeiros, localizada ao fim da Praia do Sudoeste. Seu nome se deve à presença de cactos no local, onde se observa belezas naturais características da orla da Lagoa de Araruama, como as praias lagunares e o pôr-do-sol marcante.
Durante o percurso vamos conversar sobre rochas metamórficas muito antigas, com idade próxima de 2 bilhões de anos, que se deformaram pela colisão continental (América do Sul e África) durante a formação do Supercontinente Gondwana há cerca de 500 milhões de anos.
Também observaremos estruturas denominadas diques, formadas por rochas subvulcânicas que registram o nascimento do Oceano Atlântico há cerca de 130 milhões de anos. Iremos conhecer a gruta e a lenda da Maria Faustina, localizada em uma falha geológica.
Sobre os cordões arenosos e os depósitos de conchas, abordaremos sobre o período entre 120 mil anos até o presente, relacionado às variações do nível relativo no mar. A rica biodiversidade da restinga, além das histórias e cultura local farão parte de nossos assuntos.
Destacamos que a Trilha dos Cardeiros se estende por 5 km, do píer da Praia do Sudoeste até a Praia da Baleia, e foi inaugurada em abril deste ano pela parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo de São Pedro da Aldeia e a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.
A equipe que acompanhará a atividade é formada por professores e pesquisadores de universidades e do município. A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta.
Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.
Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques.
Atualmente, o Brasil conta com cinco geoparques chancelados pela UNESCO, os Geoparks Araripe (Ceará), Seridó (Rio Grande do Norte), Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Quarta Colônia (Rio Grande do Sul) e Caçapava (Rio Grande do Sul). Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.
Quer participar conosco? Clique aqui e preencha nossa ficha de inscrição para a atividade! Vagas limitadas! Inscrições encerradas por atingir a capacidade máxima de vagas para atendimento da trilha.
PONTO DE ENCONTRO:
09h – Entrada da Fazenda Roberto Marinho (Estr. do Boqueirão, 4.748 – Baleia)
É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.
Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!