GEODIA NA PRAIA BRAVA:
CABO FRIO
Em 21/10/2023, sábado, a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ realizou a 14ª edição do evento, em comemoração ao Dia Internacional da Geodiversidade (06/10), com visita a esse importante geossítio.
A atividade ocorreu pela manhã, em uma caminhada guiada ao longo de parte do Trecho 2 da TransCaboFrio, localizado no Parque da Boca da Barra, que é uma Unidade de Conservação Municipal inserida no Parque Estadual da Costa do Sol (Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil) e abriga espécies endêmicas de fauna e flora.
A trilha faz parte da Rede Brasileira de Trilhas e possui 3,5 km de extensão (ida e volta). Nosso ponto de encontro foi no totem de seu início e a caminhada se estendeu até a Praia Brava, sendo guiada pelo biólogo Marcos Vargas, da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade do RJ, pela geóloga Thayla Vieira, da UERJ, pelas turismólogas Mônica Aguiar e Luane Ferreira, da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, e por nossa equipe.
Com natureza selvagem, águas claras e agitadas, a praia é cercada por costões rochosos, apresentando rica Geodiversidade.
Durante o percurso conversamos sobre rochas metamórficas muito antigas (ortognaisses com idade próxima de 2 bilhões de anos, ortoanfibolitos com 600 milhões de anos e paragnaisses com 500 milhões de anos), que se deformaram pela colisão continental (América do Sul e África) durante a formação do Gondwana.
Também observamos estruturas denominadas diques, formadas por rochas subvulcânicas (diabásio) que registram a abertura do Oceânico Atlântico há cerca de 130 milhões de anos.
Contamos com mais de 60 participantes, dentre eles representantes da Prefeitura de Cabo Frio, a gestora do INEA-RJ/PECS, Caren Pereira, professores e estudantes (locais, UFRJ e UERJ), moradores, crianças, grupos de caminhadas, guias de turismo que realizaram o nosso Curso de Geoturismo durante a semana, funcionários do parque, turistas e amantes da natureza!
Houve também exposição de nossos geoprodutos: camisetas, livros, bottons e bonecos dos SuperFeras, nossas mascotes.
Devido à capacidade de carga da trilha (questões ambientais e de locomoção), controlamos o número de pessoas, a fim de não extrapolar o limite máximo estabelecido pela gestão municipal.
Destacamos que a Guarda Marítima Ambiental de Cabo Frio também realizou um excelente trabalho, facilitando e garantindo a segurança de todos no acesso ao costão.
O evento foi um sucesso absoluto e contou com a colaboração de diversos pesquisadores em Geologia, Geografia, Biologia e Turismo, que se revezaram na condução dos temas científicos!
Esperamos vocês na próxima edição! Aguardem maiores informações!
GALERIA DE FOTOS:
Fotos: Equipe GpCL-RJ, Lorena Silva, Luane Ferreira, Martina Campos, Maurício Façanha e Xavier Fotografia.
CONVITE
GEODIA NA PRAIA BRAVA:
CABO FRIO
GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, moradores, estudantes, professores, ambientalistas, autoridades, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.
A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica Biodiversidade que se desenvolve sobre esse substrato.
No próximo dia 21 de outubro de 2023 (sábado), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio e com todos aqueles que lá puderem chegar para realizar a 14ª edição do evento, em comemoração ao Dia Internacional da Geodiversidade (06/10), com visita a esse importante geossítio.
A atividade ocorrerá das 09:30 às 13h, em uma caminhada guiada ao longo de parte do Trecho 2 da TransCaboFrio, com 3,5 km de extensão (ida e volta), localizado no Parque da Boca da Barra, que é uma Unidade de Conservação Municipal inserida no Parque Estadual da Costa do Sol.
O Parque da Boca da Barra abriga espécies endêmicas de fauna e flora, possuindo uma série de atrativos que também incluem a Ilha do Japonês, Farol da Lajinha, Caverna dos Escravos e Ponta do Chapéu.
Iremos fazer uma caminhada até a Praia Brava, com natureza selvagem, águas claras e agitadas, possuindo 400 m de extensão e cercada por escarpas de 20 m de altura. O costão rochoso na praia apresenta uma rica Geodiversidade.
Serão observados ortognaisses com 2 bilhões de anos e paragnaisses com 500 milhões de anos. Essas rochas metamórficas nos dão informações sobre a colisão continental da América do Sul com a África e, ainda, diques de diabásio, que registram a abertura do Oceano Atlântico há cerca de 130 milhões de anos.
A trilha que leva até a praia é plana na maior parte do percurso e o final é feito por uma trilha de pedra em terreno de declive. Todo o caminho apresenta alta exposição solar e exposição moderada a riscos, pedimos atenção redobrada nos costões rochosos e evite banhos de mar em dias de mar agitado.
A equipe que acompanhará a atividade é formada por professores e pesquisadores de universidades e do município. A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta.
Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.
Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques.
Atualmente, o Brasil conta com cinco geoparques chancelados pela UNESCO, os Geoparks Araripe (Ceará), Seridó (Rio Grande do Norte), Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Quarta Colônia (Rio Grande do Sul) e Caçapava (Rio Grande do Sul). Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.
Quer participar conosco? Clique aqui e preencha nossa ficha de inscrição para a atividade! Vagas limitadas! Inscreva-se apenas se puder participar.
PONTO DE ENCONTRO:
09h – Totem de início do Trecho 2 da TransCaboFrio, entrada à esquerda na beira do Canal do Itajuru (Av. dos Espadartes, s/n – Caminho Verde)
É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.
Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!