GeoDia – 23/11/19

CONVITE
GEODIA EM RIO DAS OSTRAS E MACAÉ:
MAR DO NORTE & LAGOA DE IMBOASSICA!

GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra.

Nela, estudantes, professores, ambientalistas, moradores, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.

A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica biodiversidade que se desenvolve sobre esse substrato.

No próximo dia 23 de novembro de 2019 (sábado), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar a 6ª edição do evento, com visita a dois importantes geossítios:

A primeira atividade ocorrerá pela manhã, às 09:30, na praia do Mar do Norte, localizado no município de Rio das Ostras. Nesta bela praia, poderemos observar uma sedimentação muito especial de areia grossa a muito grossa e explicar por que isto ocorre, discutindo, inclusive, sobre as pequenas lagoas existentes, algumas que desembocam no mar. Também vamos observar rochas metamórficas (2 bilhões de anos) e ígneas subvulcânicas (130 milhões de anos), além de suas estruturas impressionantes e didáticas que nos ajudam a desvendar o passado da Terra. Fraturas em diferentes direções despertam a curiosidade daqueles que visitam o local.

A segunda parte do evento será de tarde, às 13:30, em Macaé, onde teremos a oportunidade de visitar um importante corpo hídrico da região, a Lagoa de Imboassica. Sua história geológica começa há cerca de 20 mil anos, quando o nível do mar estava muito abaixo do atual devido a um ciclo de glaciação pelo qual passou a Terra. Acredita-se que nessa época a praia estava a cerca de 100 km distante do atual e a lagoa era um rio, o “rio Imboassica”. Posteriormente, há 5 mil anos, aproximadamente, com a elevação do nível do mar, houve a formação da lagoa. Trata-se de uma deslumbrante paisagem e um ecossistema ímpar, que orgulha os macaenses e atrai especialistas e turistas para estudos e contemplação. Nos tempos históricos, em abril de 1832, passando pelo local, Charles Darwin coletou um peixe para estudos posteriores.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques. Atualmente, o Brasil só conta com um geoparque chancelado pela UNESCO, o Geopark Araripe, no Ceará. Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ, UFF e UERJ. Quer participar conosco? A ficha de inscrição para as atividades está disponível abaixo!

Destacamos que as caminhadas são em áreas naturais, por isso, é aconselhável utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné. Levar água e alimentos também é recomendado.

Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!

Deixe seu comentário: