CONVITE
GEODIA NA PEDRA DA SALGA & PONTA DA FARINHA:
IGUABA GRANDE
GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, moradores, estudantes, professores, ambientalistas, autoridades, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.
A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica Biodiversidade que se desenvolve sobre esse substrato.
No próximo dia 26 de novembro de 2023 (domingo), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir com a Prefeitura Municipal de Iguaba Grande e com todos aqueles que lá puderem chegar para realizar a 15ª edição do evento, com visita a esse importante geossítio.
A atividade ocorrerá das 09h às 12:30, em uma caminhada guiada desde a Pedra da Salga até a Ponta da Farinha, com término no Núcleo Experimental de Iguaba Grande (UFF), ao longo de uma trilha com 3 km de extensão (ida), localizada na parte sudeste do município, após a Praia dos Ubás, com rica Geodiversidade.
A Pedra da Salga é uma extensa laje situada às margens da Lagoa de Araruama onde poderemos observar uma rocha metamórfica (ortognaisse). Historicamente, é utilizada pelos pescadores como área para limpar, secar e salgar peixes, daí o seu nome.
Logo após, partiremos em caminhada até a Ponta da Farinha. Neste impressionante e preservado local, poderemos conhecer um pouco das estruturas do passado que esculpem a paisagem atual e da evolução da Lagoa de Araruama.
Observaremos uma impressionante falha geológica, que remonta aos movimentos sísmicos pelos quais a região passou e sua importância para a ciência e educação. Fauna e flora preservadas tornam esta área de grande valor ecológico.
Encontraremos, também, os mesmos ortognaisses do início da trilha, que representam as rochas do embasamento com cerca de 2 bilhões de anos e registram a formação do Supercontinente Gondwana, pela colisão do continente africano com o sul-americano.
A equipe que acompanhará a atividade é formada por professores e pesquisadores de universidades e do município. A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta.
Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.
Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques.
Atualmente, o Brasil conta com cinco geoparques chancelados pela UNESCO, os Geoparks Araripe (Ceará), Seridó (Rio Grande do Norte), Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Quarta Colônia (Rio Grande do Sul) e Caçapava (Rio Grande do Sul). Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.
Quer participar conosco? Clique aqui e preencha nossa ficha de inscrição para a atividade! Vagas limitadas! Inscreva-se apenas se puder participar.
PONTO DE ENCONTRO:
08h – Secretaria de Turismo e Lazer (Rodovia Amaral Peixoto, km 106, 4.137 – Cidade Nova)
É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.
Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!