GeoDia – 27/04/19

DIA DA TERRA NO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS

Em 27 de abril de 2019, sábado, a equipe do Geoparque Costões e Lagunas comemorou o Dia da Terra (22/04) realizando atividades em dois importantes geossítios: Campo de Dunas do Peró (Cabo Frio) e Mangue de Pedra (Armação dos Búzios).

O objetivo do evento não era apenas a comemoração dessa data tão importante, mas também promover aos participantes uma integração com a Geodiversidade e seus elementos de valor científico, geológico, ecológico, educativo e cultural!

No período da manhã, a primeira atividade ocorreu no Campo de Dunas do Peró e contamos com a participação de 119 pessoas! Já à tarde, no Mangue de Pedra, foram 69 participantes! Destacamos a presença de 48 alunos da Escola Municipal Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho, além de professores, esportistas, estudantes, vereadores, ambientalistas e população local, todos com o simples intuito de celebrar a Terra e aprender um pouco mais sobre sua origem, evolução e importância de sua preservação!

Entendemos que é parte de nosso propósito transmitir o conhecimento geocientífico sobre esses locais para a sociedade. Ressaltar a importância desses sítios é essencial para lutar contra ameaças de implantação de empreendimentos nas áreas e do turismo irresponsável na região. Ambos os sítios detêm elementos peculiares e frágeis, lembrando também que são classificados como APPs (Áreas de Preservação Permanente).

O sucesso do evento foi tanto que surgiram novas ideias e muitos GeoDias estão por vir. Esperamos contar sempre com a presença de vocês! Agradecemos a todos os participantes, à equipe envolvida na organização do evento e às instituições que nos deram apoio (UFRJ, Museu da Geodiversidade, LAGESED, Projeto Gondwana, Prefeitura de Cabo Frio, Prefeitura de Armação dos Búzios, Geologia UERJ, Parque Estadual da Costa do Sol, Movimento SOS Dunas do Peró, SBG – Núcleo RJ-ES e Rádio Estação 104 FM).

VIVA A TERRA! VIVA A GEODIVERSIDADE!

RÁDIO 104 FM:

CLIPPING:

GALERIA DE FOTOS:

  • CAMPO DE DUNAS DO PERÓ (CABO FRIO)
  • MANGUE DE PEDRA (ARMAÇÃO DOS BÚZIOS)

CONVITE
CELEBRE O DIA DA TERRA NO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS!

Você já parou para pensar nos motivos que temos para celebrar a Terra? No dia 22 de abril é comemorado mundialmente o Dia da Terra, onde é reconhecida a importância do nosso planeta e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção das maravilhas que existem ao nosso redor.

No próximo dia 27 de abril (sábado), nós, do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ, vamos nos reunir para comemorar o Dia da Terra e convidamos a todos para comparecerem às nossas atividades!

Elas são gratuitas e contam com caminhadas em dois importantes monumentos naturais dentro da área do Geoparque: as Dunas do Peró (Cabo Frio) e o Mangue de Pedra (Armação dos Búzios). Na oportunidade, poderemos conversar sobre o que é um geoparque e conhecer mais sobre geodiversidade, biodiversidade, geologia, ecologia, recursos hídricos, história e pré-história, temas relacionados aos 4,6 bilhões de anos de nossa evolução planetária.

Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas geográficas, onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques. Atualmente, o Brasil só conta com um geoparque chancelado pela UNESCO, o Geopark Araripe, no Ceará. Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana. Nos próximos anos, pretendemos realizar as atividades comemorativas em todos eles!

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ e UERJ.

Quer participar conosco? A ficha de inscrição para as atividades está disponível abaixo, assim como o link encontra-se no Facebook do Geoparque. Informamos que os participantes dessa comemoração poderão escolher, no momento de inscrição, se farão as duas ou apenas uma das caminhadas propostas. Poderão ser emitidos certificados para aqueles que necessitarem.

Lembramos que as caminhadas são em áreas naturais e por isso é importante utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné. Não se esqueça de levar água e lanches, se achar necessário.

Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *