SuperFeras

Vocês conhecem os Super Feras? Não?!
Então conheça cada um dos super-heróis geológicos que vivem em diversos geossítios do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro!

Os SuperFeras são os mascotes e super-heróis geológicos do nosso Geoparque. Eles fazem parte de uma história que conta a formação do Universo e da Terra, além de sua evolução. Foram criados pela professora geógrafa Gisele Ferolla Vasconcelos, que publicou duas edições sobre as aventuras desses personagens muito engraçados. A primeira foi publicada em 2011, na forma de três livretos, e a segunda, revisada e com novos personagens, foi lançada em um único livro em 2015. A origem da Lua, o ciclo das rochas, o surgimento da vida e a presença humana estão contados de maneira muito divertida.

A aventura conta a origem e peripécias dos personagens SuperFeras: PirosFera; LitosFera; HidrosFera; AtmosFera; Hipólito, o Estromatólito; Sarita, a Dolomita; e Clemência, a Ressurgência. Eles surgem para trazer mais conhecimento científico aos leitores sobre este território recheados de eventos geológicos espetaculares e raros.

Nos meses de outubro e novembro de 2020, sempre às sextas-feiras, estamos realizando a série de postagens “SuperFeras Respondem” nas Redes Sociais do Geoparque, com nossas mascotes explicando conceitos que norteiam os UNESCO Global Geoparks! A ideia é que as crianças também possam participar das aventuras de forma lúdica e descontraída! Vamos apresentá-los a vocês e não percam os próximos capítulos dessa fantástica aventura!

O QUE SÃO GEOPARQUES?