Folder

A região do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ possui evolução geológica espetacular. Nos costões predominam rochas metamórficas e ígneas de cerca de 2 bilhões até 50 milhões de anos. Unindo os costões, os sedimentos e rochas sedimentares apresentam composições e origens diversas: fluvial, deltaica, marinha, lagunar e eólica. Faz limite com as bacias petrolíferas de Campos e Santos. Nos costões está registrada a última porção a se fechar durante a formação do paleocontinente Gondwana e, depois, a abertura do oceano Atlântico. Nas lagunas hipersalinas ocorrem estromatólitos, rochas construídas por micro-organismos.

Possui fauna e flora endêmicas, o que levou à criação de Unidades de Conservação federal, estadual e municipais, além de RPPNs. Foi visitada por naturalistas como Charles Darwin, Saint-Hilaire e Príncipe Maximiliano. São conhecidos sambaquis e oficinas líticas, além de registros desde o descobrimento, da exploração do pau-brasil, das capitanias hereditárias, da invasão francesa. Os quilombos contam a história da escravidão.

Destaca-se a paisagem das salinas, os faróis, fazendas e igrejas, lendas e mitos, música e dança, gastronomia e artesanato. Possui ampla rede de Educação Ambiental, além de museus e centros de interpretação abertos à visitação. A infraestrutura de turismo é bastante diversificada. Ou seja, temos muitas riquezas e estamos trabalhando para receber a nominação de Geoparque Mundial da UNESCO.

Gente, Natureza e Cultura.
Somos Geoparque Costões e Lagunas do RJ!

Baixe o Folder em PDF!

Deixe seu comentário: