GeoDia – 02/07/22

CONVITE
GEODIA EM CABO FRIO:
FAZENDA CAMPOS NOVOS

GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, estudantes, professores, ambientalistas, moradores, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.

A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica Biodiversidade que se desenvolve sobre esse substrato.

No próximo dia 02 de julho de 2022 (sábado), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar a 9ª edição do evento, com visita a um importante geossítio.

A atividade ocorrerá pela manhã, das 09:30 às 13h, na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, uma área de rara riqueza ambiental, pré-histórica e histórica.

O prédio, de 1690, é uma das poucas construções jesuíticas ainda de pé no território brasileiro. Faz parte de sua sede: uma casa-grande, a igreja de Santo Inácio e o cemitério. Através de uma caminhada pelos arredores da Fazenda, poderemos observar evidências de um sambaqui abaixo e no entorno das construções. São sítios arqueológicos que contêm material conchífero, ósseo, além de artefatos de rochas e outros materiais. Também foram encontrados artefatos líticos e cerâmicos mais novos que o sambaqui.

Após 1850, a Fazenda funcionou como local de recepção de escravizados, cujo tráfico era proibido. Hoje pertence à Prefeitura de Cabo Frio. D. Pedro II, Charles Darwin, entre outros naturalistas e personalidades, ali se hospedaram. Por tamanha relevância, levou ao tombamento pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio do INEPAC (2003), e como patrimônio nacional, pelo IPHAN (2011).

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ, UFF e UERJ. Contaremos com a participação especial de Cyl Farney (Jardim Botânico/RJ), Luiz Guilherme Scaldaferri (Secretarias de Educação – Cabo Frio e Armação dos Búzios) e Nilma Accioli (UFRJ).

Geologicamente, a Fazenda está localizada sobre a Formação Barreiras, caracterizada por depósitos arenosos e argilosos de cores variadas, muito ferruginosos. Depósitos mais recentes também podem ser encontrados, sendo resultantes das variações do nível do mar no Holoceno.

Uma ocorrência de solo tornou o local padrão para classificação dos solos brasileiros, sendo descrito na 1ª Reunião Brasileira para Classificação e Correlação de Solos (1979).

Ao conhecer a Fazenda Campos Novos, teremos a oportunidade de entender o porquê é considerado um dos sítios culturais mais importantes do nosso país. Locais assim mantêm viva a memória cultural e da Terra.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques.

Atualmente, o Brasil conta com três geoparques chancelados pela UNESCO, os Geoparks Araripe (Ceará), Seridó (Rio Grande do Norte) e Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.

Quer participar conosco? Clique aqui e preencha nossa ficha de inscrição para as atividades! Vagas limitadas!

PONTO DE ENCONTRO:
09h – Fazenda Campos Novos (Rod. Amaral Peixoto, Km 124 – Tamoios – Cabo Frio)

É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.

Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!

Deixe seu comentário: