GeoDia – 08/10/22

CONVITE
GEODIA EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA:
FALÉSIAS NA PRAIA DA LAGOA DOCE

GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, moradores, estudantes, professores, ambientalistas, autoridades, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.

A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica Biodiversidade que se desenvolve sobre esse substrato.

No próximo dia 08 de outubro de 2022 (sábado), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar a 10ª edição do evento, em comemoração ao Dia Internacional da Geodiversidade (06/10), com visita a um importante geossítio.

A atividade ocorrerá pela manhã, das 09:30 às 13h, nas Falésias na Praia da Lagoa Doce, em São Francisco de Itabapoana, onde será possível discutir a origem, evolução e relevância dessas importantes e belíssimas feições geológicas/geomorfológicas.

A Praia da Lagoa Doce é uma das praias mais bonitas do município, com pouco mais de 4 km de extensão. Possui paisagem exuberante, vegetação típica de restinga e mar raso propício para banho. Destacam-se as falésias ativas na Ponta do Retiro e o farol da Marinha do Brasil de onde se tem uma vista da deslumbrante paisagem.

A praia se estende até a foz do rio Itabapoana, limite entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Por sua beleza e atributos geológicos e geomorfológicos, é um local atrativo para o lazer e, também, para atividades científicas e educativas.

As falésias, que variam entre tons marcantes de vermelho ao branco, estendem-se por toda faixa de areia e chegam a alcançar até 10 m de altura. Essas rochas fazem parte de uma unidade geológica denominada Formação Barreiras, que ocorre desde o Amapá até o Rio de Janeiro, caracterizada por depósitos arenosos e argilosos de cores variadas, muito ferruginosos.

A equipe que acompanhará a atividade é formada por professores e pesquisadores de universidades e do município.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques.

Atualmente, o Brasil conta com três geoparques chancelados pela UNESCO, os Geoparks Araripe (Ceará), Seridó (Rio Grande do Norte) e Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.

Quer participar conosco? Clique aqui e preencha nossa ficha de inscrição para a atividade! Vagas limitadas!

PONTO DE ENCONTRO:
09h – Farol da Ponta do Retiro (RJ-196 – Barra Seca – São Francisco de Itabapoana)

É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.

Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!

GALERIA DE FOTOS:

Fotos: Felipe Abrahão