GEODIA NA PONTA DA LAGOINHA & NAS PRAIAS DA FOCA E DO FORNO:
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
Em 24/08/2024, sábado, as equipes do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas, do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e do Ambiente e Urbanismo de Armação dos Búzios, realizaram a 19ª edição do GeoDia, atividade aberta ao público e marcada pelas redes sociais, com visita guiada a esses importantes sítios.
Iniciamos a atividade pela manhã na Ponta da Lagoinha, com uma conversa junto ao painel interpretativo do Projeto Caminhos Geológicos. Ele trata da Orogenia Búzios, que descreve o processo pelo qual as rochas passaram há cerca de 500 milhões de anos, quando a América do Sul colidiu com a África.
Após, caminhamos até a Praia da Foca, onde pudemos observar uma falha, dobras, minerais em paragnaisse, um pequeno manguezal sobre rochas e um dique de diabásio onde discutimos a quebra do Supercontinente Gondwana e aspectos sobre geoética e geoconservação em uma área muito utilizada por turistas, pesquisadores e turmas de estudantes. Finalizamos o percurso na Praia do Forno, cobrindo cerca de 1,5 km.
Na Praia do Forno, um painel interpretativo explica que as rochas do costão são metamórficas, tendo sido submetidas a condições de pressão e temperatura que as deformaram, dobrando-as e criando um aspecto semelhante ao de “mil folhas”. Ainda, trata de uma das principais características desta praia: o fato das areias serem cor-de-rosa bem forte.
Os principais minerais dessas rochas incluem quartzo, feldspato, biotita, granada (rosa e vermelha), sillimanita e cianita. A granada é a responsável pela coloração rosa da areia, resultante do transporte seletivo de minerais pelas ondas, que enriquece a areia neste mineral que é mais denso do que o quartzo.
Essa área é tombada como patrimônio cultural do estado do RJ e, também, faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol. A Praia do Forno integra o Programa Bandeira Azul desde 2022, uma certificação socioambiental internacional.
Concluímos o evento com a realização de oficinas práticas sobre minerais e fósseis, direcionadas a professores da rede municipal de ensino, mas que também foram aproveitadas pelos demais participantes.
Contamos com 115 participantes, incluindo representantes da Prefeitura e Secretarias do Ambiente e Urbanismo e de Educação, Ciência e Tecnologia de Armação dos Búzios (Marco Antônio da Costa, Bruno Rodrigues, Joni Amorim), do SGB/CPRM (Andrea Sander e equipe), do INEA (Caren Cristine Pereira e guardas-parques) ambientalistas, professores e estudantes (locais, UFRJ e UERJ), condutores de turismo, moradores, crianças, grupos de caminhadas, turistas e amantes da natureza!
O evento foi um sucesso absoluto, com a colaboração de diversos pesquisadores em Geologia, Geografia e Turismo se revezando na condução dos temas científicos e dos órgãos públicos que apoiaram a iniciativa.
Esperamos vocês na próxima edição! Aguardem maiores informações!
GALERIA DE FOTOS:
Fotos: Equipe GpCL, Carol Mazieri, DD Adventure, Juciane Neves, Marco Antônio da Costa, Mazinho Trilhas, Monica Aguiar.
CONVITE
GEODIA NA PONTA DA LAGOINHA & NAS PRAIAS DA FOCA E DO FORNO:
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, moradores, estudantes, professores, ambientalistas, autoridades, empresários e visitantes ocasionais realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.
Conversamos sobre rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Do mesmo modo que vamos tratar da Geodiversidade local, poderemos observar a rica Biodiversidade que se desenvolve sobre esse substrato, bem como a ação humana que mostra a apropriação cultural dos sítios ou, mesmo, ameaças que podem vir com o uso inadequado dos espaços naturais.
No próximo dia 24 de agosto de 2024 (sábado), as equipes do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas e do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) irão se reunir com a Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, por meio das Secretarias do Ambiente e Urbanismo e de Educação, Ciência e Tecnologia, e com todos aqueles que lá puderem chegar para realizar a 19ª edição do evento, com visita guiada a esses importantes sítios.
A atividade ocorrerá das 08:30 às 13h, em área do Parque Estadual da Costa do Sol, sob gestão do INEA, iniciando na Ponta da Lagoinha, com deslocamento até a Praia da Foca e encerramento na Praia do Forno, percorrendo cerca de 1,5 km.
Serão abordados temas como a Orogenia Búzios, que descreve o processo pelo qual as rochas passaram há cerca de 500 milhões de anos, durante a colisão entre a América do Sul e a África, a posterior separação desses continentes, minerais presentes nas rochas e areias, dobras, falhas, vegetação e Geoconservação.
Concluiremos o evento com a realização de oficinas práticas sobre minerais e fósseis, direcionadas a professores da rede municipal de ensino.
Neste GeoDia, como já é tradicional, destacaremos aspectos da Geodiversidade, da Biodiversidade e da Sociodiversidade. Imperdível!
A equipe que acompanhará a atividade é formada por professores e pesquisadores de universidades, do SGB/CPRM, do INEA e do município. A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta.
Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.
Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Geoparque Aspirante Costões e Lagunas (GpCL) é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques.
Atualmente, o Brasil conta com seis geoparques chancelados pela UNESCO, os Geoparks Araripe (Ceará), Seridó (Rio Grande do Norte), Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Quarta Colônia (Rio Grande do Sul), Caçapava (Rio Grande do Sul) e Uberaba (Minas Gerais). Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. O GpCL abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.
Quer participar conosco? Clique aqui e preencha nossa ficha de inscrição para a atividade! Vagas limitadas! Inscreva-se apenas se puder participar.
PONTO DE ENCONTRO:
No acesso à Ponta da Lagoinha (Rua Dois, 2423).
É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.
Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!
2 pensamentos em “GeoDia – 24/08/24”
Infelizmente não consegui uma vaga,mas gostaria de participar das próximas. Como faço para ficar atenta.
Temos um grupo no WhatsApp de divulgação sobre as ações/atividades do GpCL. Já enviamos e-mail com maiores informações. Agradecemos o interesse e esperamos vê-la nele!