GeoDia – 21/03/20

1 Comentário

GEODIA EM ARRAIAL DO CABO ADIADO!

Tendo em vista as recomendações dos especialistas, entendemos que é prudente e necessário adiar a 7ª edição do GeoDia, que estava marcado para 21/03, em Arraial do Cabo.

Temos que ter muito cuidado, porém sem entrar em pânico. Precisamos ter em mente que todas as atitudes de prevenção que estão sendo realizadas no país ajudam a nos proteger e, especialmente, a todos aqueles mais frágeis, como os idosos e os que possuem doenças crônicas ou com baixa imunidade.

Assim que for indicado como seguro, retomaremos nossos GeoDias e remarcaremos a tão desejada caminhada pelo Pontal do Atalaia!

Saudações Geodiversas,
Equipe do Geoparque Costões e Lagunas do RJ


CONVITE
GEODIA EM ARRAIAL DO CABO:
COMEMORE CONOSCO O DIA LATINO-AMERICANO DO GEOTURISMO EM UM DOS LUGARES MAIS LINDOS ONDE VOCÊ TERÁ A OPORTUNIDADE DE USUFRUIR DA NATUREZA!

GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, estudantes, professores, ambientalistas, moradores, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.

A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica Biodiversidade que se desenvolve sobre esse substrato.

No próximo dia 21 de março de 2020 (sábado), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar a 7ª edição do evento, em comemoração antecipada ao Día Latinoamericano y Caribeño del Geoturismo (11/04), promovido pela Red GEOLAC de Geoparks de América Latina e el Caribe, com visita a um importante geossítio.

A atividade ocorrerá pela manhã, às 10:00, no caminho até o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, considerada em pesquisa recente uma região com algumas das praias mais bonitas do Brasil e da América do Sul.

Através de uma caminhada passando pelas belas Prainhas, poderemos observar uma sedimentação eólica recente na costa, onde dunas teimam em escalar rochas muito antigas. Também observaremos rochas metamórficas (com idade de 2 bilhões de anos) relativas à formação do Supercontinente Gondwana e ígneas subvulcânicas (130 milhões de anos), relacionadas à sua quebra e formação do oceano Atlântico Sul. Teremos, inclusive, a oportunidade de compartilhar informações sobre outras rochas subvulcânicas existentes no Pontal, próximo ao Boqueirão, relativas à formação da Ilha do Cabo Frio ou do Farol, com cerca de 50 milhões de anos. É nesta região que se encontra o Alto Estrutural de Cabo Frio, estrutura geológica subterrânea que separa as bacias petrolíferas de Campos e de Santos, e ocorre a ressurgência, fenômeno relacionado à chegada das águas frias da Corrente das Malvinas com muitos nutrientes, o que explica a piscosidade das águas, o nome histórico do Cabo Frio e o clima semiárido da região. Em meio a uma profusão de estruturas geológicas em uma paisagem arrebatadora, visitaremos um sítio arqueológico no Boqueirão.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a tomada de consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques. Atualmente, o Brasil só conta com um geoparque chancelado pela UNESCO, o Geopark Araripe, no Ceará. Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ, UFF e UERJ. Quer participar conosco? A ficha de inscrição para as atividades está disponível abaixo!

Ao final do evento, pretendemos fazer um lanche no Boqueirão. Portanto, se estiver interessado, leve sua comida e vamos aproveitar deste lugar fantástico! É recomendado utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné, além de levar água e alimentos.

Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!

Deixe seu comentário:

Um pensamento em “GeoDia – 21/03/20”

%d blogueiros gostam disto: