I Workshop do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ

Em 22 de novembro de 2019, sexta-feira, ocorreu o I Workshop do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro. É um projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ e sua realização se deu por iniciativa conjunta de organizações públicas e privadas de âmbito federal, estadual e municipal do Estado do Rio de Janeiro. Teve como objetivo discutir as ações realizadas no último ano e os passos a serem dados rumo à submissão do Geoparque à chancela da UNESCO num futuro próximo.

Realizado no NUPEM/UFRJ, na cidade de Macaé, foram apresentadas ações empreendidas nos municípios costeiros de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Os sítios englobados na área do projeto são reconhecidos por serem de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, arqueológico e/ou ecológico. A intenção também foi ressaltar as características destes municípios ao debater a necessidade de preservar suas riquezas ao mesmo tempo em que se busca desenvolver a economia local. Para isso, contamos com a presença de entidades parceiras que realizaram palestras, organizaram exposições e debateram durante todo o dia.

No início da manhã, a mesa de abertura foi composta por representantes de instituições e entidades relevantes para o Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ: Kátia Leite Mansur (IGEO/UFRJ – Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Marcus Felipe Emerick Soares Cambra (UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Cátia Fernandes Barbosa (UFF – Universidade Federal Fluminense); Maria da Glória Alves (UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense); Francisco de Assis Esteves (NUPEM/UFRJ – Núcleo de Estudos de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ); Marcelo Ambrósio Ferrassoli (CPRM – Serviço Geológico do Brasil); Felipe Borel (IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); Adison R. Soares Filho (APG-RJ – Associação Profissional dos Geólogos do RJ); Alan Mayhone (ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade); e Luiz Nelson Cardoso (RPPN Reserva Bom Retiro – Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Bom Retiro).

Deu-se, então, início às palestras com temáticas variadas, abordando a interação entre o Geoparque e a área de atuação dos palestrantes. Uma das coordenadoras do projeto, Kátia Mansur, abriu a sessão explicando o que são geoparques, e o que é e qual a importância do Geoparque Costões e Lagunas do RJ. Em seguida, Marcus Cambra (UERJ) e Felipe Abrahão (UFRJ) apresentaram sobre as parcerias e ações realizadas pelo projeto.

Após, entidades parceiras compartilharam informações sobre suas iniciativas em prol da região: geólogo Marcelo Ferrassoli, apresentando sobre o Projeto Geoparques do Serviço Geológico do Brasil; Thomas Weber, presidente da TurisRio, que falou sobre o desafio de um projeto como esse; e Marco Antônio Costa, coordenador e professor de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Armação dos Búzios, que tratou das atividades realizadas.

Seguiram-se palestras de representantes em Unidades de Conservação (UC): Alan Mayhone, pelo Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Federal); Marcelo Morel, chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (INEA – Estadual); e Márcia Freitas, gestora das UC de Maricá (Municipal). Logo depois, as empresas parceiras apresentaram seus empreendimentos: Dandara Rodrigues, diretora da RioGeotour; Lourdes Ravallet, proprietária da Pousada Ecorrural Rancho Ouro Preto em Carapebus; e William Ferreira, diretor do Salinas Shopping em Praia Seca/Araruama (encaminhou um vídeo porque não pôde comparecer).

A sessão foi encerrada com as apresentações de entidades representativas da Sociedade Civil Organizada e de Comunidades Tradicionais: Sandra de Souza, Presidente do IPEDS e Coordenadora das Câmaras Técnicas de Monitoramento e de Saneamento do CBHLSJ; e Wagner Nunes, Presidente da Associação de Remanescentes de Quilombo Machadinha em Quissamã.

Paralelamente ao evento, no hall de entrada do auditório, houve apresentação de pôsteres sobre projetos ambientais realizados pelos alunos e professores das escolas: FAETEC (Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz – Bacaxá/Saquarema); Colégio Estadual 20 de Julho (Arraial do Cabo); e Escola Agrícola Nilo Batista (Cabo Frio). Esta última levou para degustação dos presentes pães e bolos produzidos a partir de jenipapo, fruta tradicional da região, e cujo uso foi desenvolvido em projeto inovador. Além disso, recebemos expositores do Projeto Caminhos de Barro (Campos dos Goytacazes), com artesanatos encantadores confeccionados por cooperativa de mulheres, apoiadas pela UENF.

Destacamos o comparecimento das seguintes entidades: DRM-RJ (Departamento de Recursos Minerais do Estado do RJ); APA Estadual do Pau-Brasil; Prefeituras/Secretarias de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Maricá e São Francisco do Itabapoana; Representante do Sindicato dos Professores (SEPE) de Macaé; entre outros.

Para concluir o evento, discutiram-se as atividades que deverão ser desenvolvidas nos próximos meses quanto a reuniões nos municípios e regiões, além de contatos com Prefeituras e novas sinergias.

A primeira edição do Workshop foi um grande sucesso e tornou-se uma oportunidade ímpar para fortalecer (e consolidar) as parcerias do Geoparque na região. Contamos com a presença de mais de 100 participantes.

Devido à repercussão, uma segunda edição do workshop é prevista para 2020, a fim de dar continuidade a essa experiência de troca de conhecimentos e experiências com nossos parceiros e sociedade.

Agradecemos a presença de todos os participantes, da equipe envolvida na organização do evento e das instituições que nos deram apoio: UFRJ (Pró-reitoria de Extensão, Instituto de Geociências, NUPEM/Macaé, Departamento de Geologia, Museu da Geodiversidade, LAGESED, Projeto Gondwana e Casa da Ciência), UERJ (Faculdade de Geologia, Laboratório de Estudos Tectônicos e Faculdade de Formação de Professores), UFF (Departamento de Geoquímica), Prefeituras dos 16 Municípios abrangidos pelo Geoparque, Serviço Geológico do Brasil, Secretaria de Estado de Turismo do RJ, Parque Estadual da Costa do Sol, Parque Estadual da Serra da Tiririca, RPPN Reserva Bom Retiro, Blue Birds BR, Instituto de Pesquisas e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo RJ/ES, Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro, Associação de Preservação Ambiental das Lagunas de Maricá, FAETEC (Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz – Bacaxá/Saquarema), Colégio Agrícola Municipal Nilo Batista (Cabo Frio), Colégio Estadual 20 de Julho (Arraial do Cabo), Experiências Pedagógicas Diretas, Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Salinas Shopping (Praia Seca/Araruama), Rio Geotour, Carioca Geotour, Tayra Eco-Parque, Rádio Mar Aberto FM.

Baixar Release

Fotos: Felipe Abrahão


É com grande prazer que a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro – uma iniciativa conjunta de organizações públicas e privadas de âmbito federal, estadual e municipal no Estado do Rio de Janeiro – convida a todos a participar do

I WORKSHOP DO PROJETO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO RJ

Data: 22/11/19 (sexta-feira)
Horário: 08:30 às 17h
Local: NUPEM-UFRJ (Av. São José Barreto, 764 – São José do Barreto / Macaé)

No evento, pretende-se apresentar ações de sucesso que temos empreendido nos municípios costeiros de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Também pretendemos retomar discussões que tivemos no passado para desenvolvimento de estratégias para consolidação e fortalecimento de nosso projeto com o apoio municipal e das instituições parceiras.

Desta forma, o evento é gratuito e visa (re)aproximar os 16 municípios abrangidos pelo nosso projeto de Geoparque para buscarmos a chancela da UNESCO em futuro próximo. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Confirme sua participação através do formulário online abaixo! Contamos com sua estimada presença!

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR:

08:30 – Credenciamento com café
09:00 – MESA DE ABERTURA
10:00 – O que são Geoparques e o que é o Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ – Kátia Mansur (UFRJ)
10:20 – Quem Somos (parcerias) e o que já Fizemos – Marcus Cambra (UERJ) e Felipe Abrahão (UFRJ)
10:40 – Apresentação sobre o Projeto Geoparques do Serviço Geológico do Brasil – Marcelo Ferrassoli (CPRM)
10:50 – Apresentação nas áreas de Educação e Desenvolvimento Ambiental – Marco Antônio Costa (Armação dos Búzios) e Roger Coutinho (Campos dos Goytacazes)
11:10 – Apresentação de parceiros em Unidades de Conservação – Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (ICMBio – Federal), Parque Estadual da Costa do Sol (INEA – Estadual) e UC de Maricá (Municipal)
11:40 – Apresentação de empresas parceiras – Dandara Rodrigues (Geoturismo), Shantalla Torres (Ecoturismo), Lourdes Ravallet (Hotelaria) e William Ferreira (Comércio)
12:20 – Apresentação de parceiros da Sociedade Civil Organizada e Comunidades Tradicionais – Sandra de Souza (IPEDS/CBLSJ) e Quilombos (Wagner Nunes – Machadinha | Elizabeth Fernandes – Baía Formosa)
13:00 ~ 14:00 – Almoço
14:00 – GRUPOS DE TRABALHO que abordarão os temas: Educação, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Local, Meio Ambiente, Gestão e Comunicação.
17:00 – Encerramento

EXPOSIÇÕES: Espaço para apresentação de trabalhos de escolas, pesquisadores e artesãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *