GeoDia – 10/06/19

GEODIA NA RPPN FAZENDA BOM RETIRO!

Em 10 de junho de 2019, segunda-feira, a equipe do Geoparque Costões e Lagunas do RJ realizou mais um GeoDia! O local escolhido foi a RPPN Fazenda Bom Retiro, situada no vilarejo de Aldeia Velha, no limite entre os municípios de Casimiro de Abreu e Silva Jardim.

O objetivo do evento, que pretende ocorrer mensalmente, é promover aos participantes uma integração com a Geodiversidade dos locais e compartilhar conhecimentos sobre os diversos valores que a ela podem ser atribuídos, como científico, turístico, ecológico, educativo e cultural!

As atividades aconteceram no período da tarde e contaram com a participação de aproximadamente 70 pessoas, dentre estudantes e professores da Escola Municipal Aldeia Velha e de universidades (UFRJ e UERJ), além de moradores e simpatizantes, recepcionados pelo proprietário da RPPN, Luiz Nelson Faria Cardoso, e família.

Destacamos a pesquisa sobre rochas e minerais presentes no leito do Rio Aldeia Velha, que representa um importante geossítio fluvial de alto curso, com a presença de cachoeiras e até meandros, passando pelos depósitos de leques aluviais de sopé de serra. Houve, também, a inauguração de um painel interpretativo referente ao rio, informando didaticamente sobre o processo de escultura da paisagem.

Ao final, houve um delicioso lanche de confraternização, marcando a parceria do Geoparque Costões e Lagunas do RJ com a RPPN Fazenda Bom Retiro, baseada nas boas práticas ambientais e sociais.

O evento foi um grande sucesso e esperamos contar sempre com a presença de vocês! Agradecemos a todos os participantes, à equipe envolvida na organização do evento e às instituições que nos deram apoio (UFRJ, Museu da Geodiversidade, LAGESED, Projeto Gondwana, Geologia UERJ e Rádio Estação 104 FM).

GALERIA DE FOTOS:


CONVITE
GEODIA NA RPPN FAZENDA BOM RETIRO!

GeoDia é o nome que atribuímos a uma atividade para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, estudantes, professores, ambientalistas, moradores, empresários ou mesmo um visitante que casualmente esteja no local, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais onde é possível entender o funcionamento de sistemas relativos ao meio abiótico em nosso planeta, a Geodiversidade.

A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor.

No próximo dia 10 de junho (segunda-feira), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para, junto com a RPPN Fazenda Bom Retiro, em Casimiro de Abreu, inaugurar um painel interpretativo sobre o Rio Aldeia Velha, que marca nossa parceria, baseada nas boas práticas ambientais. A inauguração será às 15h, porém, às 13h faremos uma caminhada no entorno para conhecermos um pouco mais sobre o processo de escultura da paisagem realizada pelo Rio Aldeia Velha.

A atividade é gratuita e emitiremos certificado para os participantes. Na oportunidade, poderemos conversar sobre o que é um geoparque e conhecer mais sobre geodiversidade, biodiversidade, geologia, tectônica de placas, recursos hídricos, ambientes fluviais e outros temas relacionados aos 4,6 bilhões de anos de nossa evolução planetária!

Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas geográficas, onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques. Atualmente, o Brasil só conta com um geoparque chancelado pela UNESCO, o Geopark Araripe, no Ceará. Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ e UERJ. Quer participar conosco? A ficha de inscrição para as atividades está disponível abaixo!

Lembramos que as caminhadas são em áreas naturais e por isso é importante utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné. Não se esqueça de levar água e lanches, se achar necessário.

Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! Esperamos vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *